sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Três vereadores e dois suplentes são cassados em Blumenau

O juiz substituto da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau, Ricardo Rafael dos Santos,  cassou o mandato de vereador de Fábio Fiedler (PSD), Robinsom Soares (PSD) e Célio Dias (PR) e dos suplentes Almir Vieira (PSD) e Braz Roncaglio (PR). A sentença foi emitida no fim da tarde desta quinta-feira. Os cinco políticos podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral para reverter a decisão de primeira instância. Enquanto isso, permanecem no cargo.

Os vereadores e suplentes são acusados de abusar do poder político e econômico para obter vantagem no pleito de 7 de outubro.
A ação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral, através dos promotores Monika Pabst e Odair Tramontin, no dia 12 de dezembro. Eles obtiveram escutas telefônicas, feitas com autorização da Justiça, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Itajaí e pediram a cassação dos cinco políticos.
A investigação começou em 2006, pela Promotoria de Moralidade Pública e foi desmembrada em eleitoral, criminal e civil. A parte eleitoral teve uma decisão em primeira instância nesta quinta-feira, em Blumanau. A criminal tramita na Procuradoria-Geral do Ministério Público de Florianópolis. A civil segue sob tutela do promotor de Moralidade Pública de Blumenau, Gustavo Mereles Ruiz Diaz.
As escutas do processo fazem parte da mesma investigação que culminou com a Operação Tapete Negro, com o cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão de documentos em residências, empresas e órgãos públicos de Blumenau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário