sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

JEC e Tigre conhecem adversários na Copa do Brasil

A CBF divulgou ontem o chaveamento das três primeiras fases da Copa do Brasil. São 40 chaves, sem a participação do Vasco e dos times que disputam a Libertadores. No segundo semestre, quando eles (exceto o São Paulo) entrarem na competição nacional, haverá outro sorteio.

Entre os catarinenses, Criciúma e Joinville já conhecem os primeiros adversários. O Tigre encara os paulistas do Noroeste, de Bauru, enquanto o JEC enfrenta o Aracruz (ES). Figueirense e Avaí ainda aguardam a definição dos oponentes. O Leão terá pela frente o quarto representante do Rio de Janeiro, e o alvinegro espera pelo vencedor de um duelo que envolve um time do Acre e outro do Espírito Santo.

A Copa do Brasil estreia novo formato. Começa provavelmente em 3 de abril e vai até a última semana de novembro. Os 10 times que se classificarem à quarta fase se reúnem a Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense ao fim da Libertadores. Como o São Paulo tem que defender o título da Copa Sul-Americana, será o único ausente. O Vasco, que terminou o Brasileiro logo abaixo da zona de classificação à Libertadores, herdará a vaga do tricolor e será o sexto a entrar na reta final.

Pelo que mostra a tabela, o sorteio foi dirigido a partir do ranking da CBF. Os 10 melhores serão cabeças-de-chave: Botafogo, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Santos, Bahia, Vitória e Goiás. Em seguida, mais dois escalonamentos. Os times que aparecem entre o 18º e o 27º lugares no ranking só podem pegar os cabeças de chave na terceira fase: Ceará (que caiu na chave do Flamengo), Avaí (do Inter), Sport (Goiás), Paraná (Vitória), Ponte Preta (Coritiba), Figueirense (Botafogo), Atlético-GO (Cruzeiro), Portuguesa (Atlético-PR), Náutico (Santos) e Guarani (Bahia).

Os do terceiro grupo (20 ranqueados subsequentes), podem enfrentar os cabeças de chave ou os times do segundo grupo já na segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário