sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dinamite apreendida em SC era suficiente para explodir 150 caixas eletrônicos

Um trabalho de investigação que iniciou com a equipe da Polícia Civil de Balneário Piçarras e, que acabou envolvendo o Grupo de Diligências Especiais (GDE) e a Divisão de Furtos e Roubos (DFR) da DEIC, terminou na prisão de três pessoas e na apreensão de 258 bananas de dinamite (cerca de 50 Kg de explosivos no total), na tarde desta quinta-feira (13), em São Francisco do Sul, na Praia do Ervino. A dinamite apreendida seria suficiente para explodir mais de 100 caixas eletrônicos.

Na casa de alto padrão, localizada à Beira Mar, numa das principais praias do litoral norte catarinense, a Praia do Ervino, os Policiais Civis prenderam três pessoas, suspeitas de integrarem uma quadrilha de arrombadores de caixas eletrônicos. Walter Leandro Shutel, 30 anos, conhecido como “Alemão”, é foragido do Presídio de Tijucas e foi o primeiro a ser preso em flagrante. No momento da prisão, ele estava dormindo com uma pistola .40 embaixo do travesseiro. A namorada dele, Jennifer Griebel Ferreira, que também estava na casa, foi presa por auxiliar o grupo. Um terceiro homem, identificado até o momento apenas por Sidnei, também foi preso.

Além do material explosivo, com eles, os Policiais Civis também apreenderam: três pistolas, (uma de calibre .40, de uso de policial, uma 9mm e outra 380mm), duas espingardas calibre .12, mais de 200 munições de diversos calibres, quatro coletes balísticos, provavelmente roubados de empresas de segurança privada, seis toucas, artefatos para arrombamentos, sendo, marretas e pés-de-cabra, material para escalada e de sobrevivência no mato. Um veículo Fiat Montana, roubado no início da semana em Blumenau e com as placas adulteradas, também foi apreendido.

Para o delegado responsável pelo caso, Procópio Batista Silveira Neto, o grupo estava fortemente armado e preparado para arrombar vários caixas eletrônicos da região. “As investigações continuam para saber se os presos podem estar relacionados com a explosão de algum caixa eletrônico do Norte do Estado”, disse.

O Policial Civil “Maneca”, que iniciou os trabalhos investigativos disse que o grupo também pode ter relação com caixas eletrônicos arrombados no Vale do Itajaí, pois dois dos presos são de Blumenau e todos usavam a casa na Praia do Ervino apenas para se esconderem.

O trio foi encaminhado para a DEIC e autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munição de calibre restrito e permitido, posse de material explosivo, receptação de veículo roubado e ou adulterado, posse de equipamento de uso restrito, no caso, os coletes balísticos. “Alemão” e Sidinei também vão responder por falsidade ideológica, já que com eles foram apreendidos documentos falsos. Eles deverão ser transferidos para o “Cadeião do Estreito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário