O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) vai instalar na próxima semana um novo sistema de cabeamento para as câmeras de monitoramento da barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.
A compra ocorreu porque o equipamento antigo teve parte da fiação queimada por vândalos, que atearam fogo em entulhos no lado externo da barragem no mês passado.
Com isso, a tubulação que ficava próximo do local derreteu interrompendo a transmissão das imagens, via satélite, que eram enviadas para a central do Deinfra a cada meia hora e disponibilizadas no site do departamento.
Segundo o gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Deinfra, Guilherme Bresciani, o ato de vandalismo resultou num prejuízo de R$ 60 mil.
— Será feito um reforço na tubulação e uma estrutura mais forte para o cabeamento das câmeras. Apesar do transtorno, a barragem está operando normalmente — explica.
Apenas 4% da capacidade total da barragem, de 357 milhões de metros cúbicos, estava sendo ocupada até a noite desta terça-feira. O departamento registrou um boletim de ocorrência para que seja investigada a autoria do crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário