Pronto desde 2006, mas fechado por falta de recursos, o Hospital Regional Universitário da Furb abrirá as portas dia 16 de janeiro. Entram em funcionamento, imediatamente, o Hospital Dia para cirurgias de pequeno e médio porte e o Centro de Diagnósticos para exames laboratoriais e de imagem. O atendimento será exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A inauguração oficial dependerá da agenda do governador Raimundo Colombo.
A abertura da unidade vem após a liberação de R$ 1 milhão do governo do Estado no fim de 2011. O hospital, que fica na Rua Samuel Morse, Bairro Fortaleza Alta, dependia da compra de equipamentos e da conclusão de obras para funcionar.
De acordo com o reitor da Furb, João Natel, as cirurgias feitas no Hospital Dia exigirão que o paciente fique no máximo 24 horas na unidade. Caso o procedimento gere complicações, a pessoa será transferida. Entre os exames oferecidos no local, estão os de sangue, eletroencefalograma e eletroneuromiografia. Um equipamento de ultrassom ainda será adquirido até o fim do ano.
— Essa será a primeira etapa de funcionamento. Ainda pretendemos implantar o atendimento de urgências e emergências até o fim do primeiro semestre — explica o reitor.
A equipe de médicos será composta pelos professores do sexto ano de Medicina da Furb. Estudantes da área da saúde farão estágios no hospital. O local também contará com enfermeiros e técnicos para operar os equipamentos.
Para manter a estrutura de colaboradores, serão necessários R$ 30 mil mensais que, conforme Natel, serão pagos pela Furb. Os gastos com materiais serão desembolsados pelo município, conforme os procedimentos que o hospital fizer.
O agendamento dos exames e cirurgias será feito diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará os pacientes para a unidade. Dia 16, quando abrir, o local já terá uma agenda de procedimentos a cumprir.
O atual ambulatório da Furb, na Rua Antônio da Veiga, será transferido até a metade do ano para o Hospital Universitário, levando todo o serviço médico da universidade para o Bairro Fortaleza Alta. Os postos de saúde e a Policlínica Lindolf Bell não serão afetados com a abertura da nova unidade, acredita o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin:
— Já temos um convênio com a Furb em que eles fazem os mesmos atendimentos no ambulatório da universidade. O que irá ampliar são os procedimentos cirúrgicos que o Hospital Dia vai oferecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário