O cabo de sustentação de uma escada arrebentou enquanto um prático desembarcava do navio após manobra de atracação no Porto de Itajaí, na última segunda-feira. De acordo com a praticagem, o trabalhador estava cerca de um metro abaixo da borda do navio e conseguiu se segurar com uma das mãos, evitando a queda.
Em ofício à Capitania dos Portos, a praticagem afirmou que se o incidente tivesse ocorrido em 'condições adversas do mar, certamente o desfecho seria mais grave ou até mesmo fatal'.
O delegado da Capitania dos Portos em Itajaí, Fernando Anselmo Sampaio Mattos, afirma que foram feitas vistorias na embarcação e que não foi apontada nenhuma deficiência que afetasse a segurança da embarcação, segurança da vida humana no mar e poluição marinha.
— Quanto à escada avariada, ela não apresentava desgastes visíveis ou indícios de mau uso e foi fabricada de acordo com as normas internacionais. Segundo o relato do comandante do navio, a escada possuía cerca de um ano e seis meses de uso e a recomendação do fabricante e da sociedade classificadora é que poderia ser usada por até dois anos — explica.
O delegado explica também que, logo após o incidente, o comandante do navio mandou substituir a escada por uma outra sem uso. O acidente está em processo de investigação, com prazo de 90 dias para emitir um parecer
Nenhum comentário:
Postar um comentário