O Boeing 787 aterrissou pela primeira vez nesta quarta-feira na capital japonesa, onde a companhia aérea All Nippon Airways (ANA) prepara a aeronave para seu primeiro voo comercial.
O avião decolou de Everett, em Washington, nos Estados Unidos, na manhã de terça-feira em meio a aplausos de funcionários da Boeing, após um atraso de três anos para lançar a nova aeronave no mercado. A fabricante não cumpriu com o prazo de entrega inicial, previsto para maio de 2008, e repetidamente adiou seu lançamento devido a problemas no desenvolvimento do projeto.
A aeronave entrará em serviço em 26 de outubro com um voo especial privado que partirá do Aeroporto Internacional Narita, em Tóquio, com destino a Hong Kong. A ANA começará a usar o 787 em rotas aéreas regulares a partir de 1º de novembro.
O novo avião é o primeiro comercial construído com fibra de carbono — um plástico forte, leve e de tecnologia de ponta — em vez da típica pele de alumínio. É mais silencioso e utiliza 20% menos de combustível em comparação com as aeronaves do seu tamanho fabricados em alumínio.
As companhias aéreas encomendaram mais de 800 destas aeronaves para competir com o A350 da Airbus.
ANA, a oitava companhia aérea oitava do mundo em receita, considera o 787 uma parte importante de seus esforços de expansão global. Devido a sua grande variedade, a ANA planeja usá-lo em um número importante de novas rotas de larga distância que ainda não são comercialmente viáveis.
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