quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Governo anuncia liberação de FGTS para catarinenses atingidos por enchentes

Em mais uma tentativa de ajudar moradores de cidades atingidas por enchentes em Santa Catarina, o Planalto anunciou nesta terça-feira a liberação do FGTS para os 72 municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Para entrar em vigor, no entanto, a medida depende ainda de um decreto a ser assinado pela presidente Dilma Rousseff.

— Esse dinheiro é muito importante porque a pessoa passa a tê-lo no bolso. O cidadão vai à loja comprar, o dinheiro circula. E a loja também se capitaliza — explica o governador Raimundo Colombo.

Em reunião, com as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o titular da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Colombo apresentou um relatório de aproximadamente 300 páginas, expondo a situação provocada pelas chuvas no Estado.

De acordo com estimativas do governo, os prejuízos superam R$ 420 milhões. Diante do relato de mais de uma hora no Palácio do Planalto, o ministro Fernando Bezerra autorizou a liberação de mais verbas para Santa Catarina, voltadas especificamente para reconstrução de pontes e rodovias.

— O ministro fará um levantamento dos recursos disponíveis e, após conversar com a presidente Dilma, dirá com que valor que eles vão poder colaborar — disse o governador.

O governo também anunciou que aposentados e pensionistas do INSS que residem nos 11 municípios que estão em estado de calamidade pública poderão ter acesso a um salário a mais, disponibilizado através de empréstimo. A medida injetará cerca de R$ 65 milhões na economia catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário