Toda a comunidade Itajaiense está convidada a participar nesta quinta-feira (18) da abertura oficial da 8ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi). O evento inicia às 19h, no Auditório da Escola Estadual Nilton Kucker.
Com o tema “Construindo uma Sociedade Inclusiva”, a semana trabalhará questões como motivação, prevenção e intervenção às deficiências. Também serão efetuadas visitas à Biblioteca Móvel da Itapemirim, que está na Praça da Igreja Matriz, ao Clube Náutico Marcílio Dias e ao Itamirim Clube de Campo.
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é voltada não só para os alunos do Cemespi, mas, para todas as pessoas que possuem deficiência no município. O número de participantes vem aumentando a cada ano. “É muito gratificante, pois mostra que o evento está se consolidando e principalmente agradando o público”, comentam os educadores envolvidos.
O Cemespi atende atualmente 286 crianças, oferecendo atendimento especializado ao educando da Rede Municipal de Ensino com deficiência e subsídios para o processo de inclusão escolar. Sua principal missão é oferecer aos estudantes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência mental, sensorial, e ou múltipla, serviços que possibilitem seu desenvolvimento global.
O centro presta atendimento clínico e educacional. O setor educacional abrange estimulação, atendimento na área da surdez, deficiência visual, cognitiva, psicopedagogia, produção de material, assistência social, brinquedoteca e educação ambiental. Já a área clínica presta atendimento nas áreas da psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. Todos os profissionais são habilitados em educação especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário