quarta-feira, 1 de junho de 2011

Laudo não aponta causa de explosão no Hotel Plaza Blumenau

O termostato não foi o causador da explosão do boiler do sistema de aquecimento do Hotel Plaza Blumenau no dia 12 de abril. Pelo menos é o que aponta o laudo do Corpo de Bombeiros finalizado nesta quarta-feira.

A análise em laboratório foi feita pelo Instituto Furb, que verificou falhas no funcionamento do termostato, aparelho responsável por manter a temperatura da água do hotel entre 40°C e 60°C.

Em princípio se suspeitava que o aparelho não fosse desligar quando a temperatura atingisse 60°C, o que poderia causar a explosão devido ao aumento da pressão interna do boiler. No entanto, os testes de laboratório revelaram o contrário. O aparelho desligava o aquecimento quando a água atingia 60°C e não religava mais.

Embora tenha se tornado inconclusivo, o laudo sugere que a falta de manutenção dos termostatos e dos dois boilers do hotel são um agravante. Os equipamentos têm 18 anos de uso e nunca receberam manutenção, segundo o responsável pelo laudo, major Luiz Henrique Kirch, do Corpo de Bombeiros.

Cópias do laudo serão enviadas ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e à 1ª Delegacia de Polícia. O IGP está elaborando um laudo paralelo para identificar as causas da explosão e apontar possíveis culpados. O documento deve ficar pronto em um mês.

O delegado Raphael Ikawa Lanzeloti, da 1ª DP, instaurou inquérito policial para investigar as causas do acidente. Os laudos do Corpo de Bombeiros e do IGP vão ajudar nas investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário