quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ex-deputado Goetten envolvido em escândalo sexual tem outros 12 processos

Político de pegar o microfone e apresentar shows, de ajudar pedreiro em obra, abraçar eleitores a todo instante nas ruas. Mas também polêmico, alvo de investigações e condenado por improbidade administrativa.

Campeão de votos no Alto Vale e preso na semana passada por estupro e exploração sexual de adolescentes, o ex-deputado federal Nelson Goetten, 55 anos (PR), tem 12 processos em seu nome na Comarca de Taió, onde foi prefeito por dois mandatos e mora numa confortável casa de dois andares.

A ação mais ferrenha que ele enfrentou terminou com derrota nos tribunais, mas a ação da Justiça não o prejudicou nas urnas. Foi em 1997, quando o juiz Luiz Cláudio Broering, o condenou a suspensão dos direitos políticos por oito anos e a perda da função pública.

Goetten fora denunciado pelo Ministério Público três anos antes, quando era prefeito de Taió, por desapropriar uma área de 70,5 mil metros quadrados para instalação de centros industriais na SC-422. O MP apurou que o terreno havia sido comprado por valor três vezes inferior - e por uma empresa da qual ele e um irmão seriam sócios - do qual o município pagaria pela desapropriação (R$ 200 mil na época).

Houve recurso e o processo se arrastou por mais de 10 anos. O último foi julgado apenas em outubro do ano passado, em Brasília, mantendo a decisão do juiz. Nesses anos, Goetten acabou se elegendo deputado estadual e federal. Os seus advogados argumentaram que não houve dano ao patrimônio, pois o dinheiro da indenização municipal não chegou a ser pago. Mas o dinheiro só não parou na conta da empresa porque o juiz impediu.

O político também responde a ações por execuções fiscais, por suposto favorecimento à empresa em licitação e de fraudar concorrência para aquisição de material gráfico.

O irmão, José Goetten de Lima, foi indiciado e processado pelo MP por contravenções com o jogo. Em 2004, uma força-tarefa apreendeu 400 máquinas caça-níqueis da Bam Games, de sua propriedade, em Rio do Sul. José justificou que tinha liminar para operá-las, o que não impediu a ação e os processos judiciais.

Em Rio do Sul, corre nos bastidores que Nelson Goetten pretendia se lançar como candidato a prefeito nas próximas eleições. Nada de anormal para o homem popular na cidade. Quando deputado, eleitores contam que tinha um caminhão de shows em festas de datas comemorativas, onde aconteciam apresentações. Era ele próprio quem anunciava a programação ao microfone. Nas ruas, costumava andar bem vestido e de caminhonete importada (Land Rover).

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário