quarta-feira, 13 de abril de 2011

Secretaria inicia nesta quinta reuniões comunitárias do Plano de Habitação em Itajaí

Em continuidade ao processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Itajaí (PLHIS), a Secretaria Municipal de Habitação inicia amanhã, quinta-feira (14), o cronograma de reuniões comunitárias destinadas à discussão do tema junto à população. Toda a comunidade itajaiense e representantes das entidades da sociedade civil organizada são convidados a participar. O primeiro encontro está marcado para o Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Fazenda, a partir das 18h30, e é destinado aos moradores da Fazenda, Fazendinha, Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Nossa Senhora das Graças e Ressacada.

Em 2007, o Ministério das Cidades lançou o Programa de Habitação de Interesse Social, que tem como modalidade a Elaboração de Plano de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Este Plano objetiva principalmente identificar a demanda do estoque habitacional dos municípios brasileiros.

Para a Secretaria Municipal de Habitação de Itajaí, este Programa é de grande importância, uma vez que contribui, ao mesmo tempo, para a redução do déficit de moradias – aumentando a oferta de habitação no mercado, a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a realização do planejamento estratégico do município, proporcionando uma nova dinâmica para as cidades beneficiadas, na captação de recursos para o desenvolvimento da Política Local de Habitação.

O município de Itajaí aderiu ao Sistema Nacional de HIS e desde 15 de dezembro do ano passado está elaborando o PLHIS, que atualmente se encontra na etapa do diagnóstico habitacional.

De acordo com a secretária de Habitação, Neusa Maria Vieira, o objetivo das reuniões comunitárias é viabilizar a participação social no processo e conhecer as principais demandas habitacionais da comunidade. Isto, segundo ela, vai servir para complementar o diagnóstico habitacional que a consultoria, juntamente com Núcleo Técnico da Prefeitura estão elaborando a partir de fontes federais, estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário