terça-feira, 20 de junho de 2017

Empresa suíça terá controle total da Portonave

A Triunfo Participações e Investimentos informou ao mercado nesta segunda-feira à noite que vendeu todas as ações que detinha da Portonave, em Navegante, o equivalente a 50%,  à empresa suíça Terminal Investment Limited S.A (TIL). A negociação é de R$ 1,3 bilhão. 
A TIL é controlada por um dois maiores armadores do mundo, a MSC, e já era dona do restante das ações do terminal. Com a aquisição, passa a ter o controle acionário total do porto. 
A venda de ativos havia sido anunciada pela Triunfo em fevereiro, para pagar dívidas. Especulava-se, na época, que a Portonave seria o investimento da empresa com maior liquidez. O que se confirmou com a negociação rápida, apenas quatro meses após o anúncio de venda das ações.
A Portonave responde por mais da metade da movimentação portuária de Santa Catarina, e recentemente o terminal passou a integrar a lista dos 20 maiores portos da América Latina. O ranking conta com apenas outros dois terminais brasileiros, Santos e Paranaguá.
A listagem é divulgada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), e a Portonave está em 16º lugar, com 895 mil TEUs (medida que corresponde a contêineres de 20 pés). 
O negócio ainda terá que passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), antes que seja efetivado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário