Foi aprovado na sessão desta quinta-feira (09) o requerimento do vereador Robison Coelho (PSDB) que questiona o Executivo sobre possíveis irregularidades na fila de espera por cirurgias eletivas e oncológicas em Itajaí. Na última semana uma reportagem divulgada em âmbito nacional mostrou sérios problemas na fila de espera dos procedimentos e, principalmente, em sua divulgação.
Desde 2015, por determinação do Ministério Público (MP), a prefeitura precisa divulgar a lista atualizada para que os pacientes possam acompanhar e fiscalizar sua evolução. No entanto, desde o ano passado, a divulgação não é feita de maneira correta. “A bem da verdade não sabemos se a lista não é divulgada de maneira correta ou se as cirurgias não são realizadas”, afirma o parlamentar.
Mesmo tendo direito amparado em lei (12.732/2012) de iniciar o tratamento e/ou cirurgia em um prazo máximo de 60 dias, muitos pacientes diagnosticados com câncer estão aguardando procedimentos há mais de cinco meses.
Entre os questionamentos que compõe o requerimento aprovado nesta noite, está a demanda reprimida de cirurgias e exames, a quantidade de cirurgias oncológicas realizadas neste ano e por qual razão a prefeitura não cumpre o acordo firmado junto ao Ministério Público para manter atualizada a divulgação da lista de espera por cirurgias no município.
“As pessoas estão literalmente morrendo na fila. O mínimo que se pode fazer é dar total transparência ao processo para tranquilizar quem vive um momento angustiante e corre contra o tempo”, afirma Robison Coelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário