segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Volnei Morastoni vence disputa em Itajaí e assume cidade pela segunda vez

Apertado. A mesma palavra que define o resultado da eleição em Itajaí, encerrada com a vitória de Volnei Morastoni (PMDB) com uma diferença de apenas 789 votos para a segunda colocada, Anna Carolina Martins (PSDB), também serve para traduzir a maneira como os itajaienses acompanharam a apuração na noite de domingo: com um aperto no coração.
Não é exagero. Nunca antes as eleições municipais tiveram a contagem tão acessível. E muita gente ficou de olho no resultado voto a voto, pelo celular, na palma da mão. Os percentuais entre os dois favoritos na disputa se alternavam, para cima e para baixo. E quando 64% das urnas haviam sido contadas, Volnei e Anna Carolina contabilizavam exatamente os mesmos 36,18%.
Os números finais ficaram próximos disso, com 36,6% dos votos para Volnei e 35,8% para Anna. O placar mais apertado entre as maiores cidades do Estado.
João Paulo Tavares Bastos (PP), recém-chegado à política e candidato do prefeito Jandir Bellini (PP), surpreendeu ao alcançar 27% da votação – menos de 10 pontos percentuais de diferença entre os dois primeiros colocados, um termômetro do acirramento da disputa.
 
Médico assume a cidade pela segunda vezMédico pediatra, aos 66 anos Volnei Morastoni não será um estreante na prefeitura de Itajaí. Já comandou a cidade entre 2004 e 2008, pelo PT. Perdeu a reeleição para Bellini, que oito anos depois vai lhe entregar o bastão.
A trajetória de Volnei até a eleição de ontem foi conturbada. Não conseguiu renovar a vaga na Assembleia Legislativa em 2014 e, um ano depois, ao decidir deixar o PT para integrar o PMDB, sob as bênçãos do comando estadual do partido e o status de pré-candidato, enfrentou resistência e provocou um racha entre os peemedebistas.
Eleito, Volnei Morastoni disse que o porto é prioridade. Prometeu buscar apoio em Brasília para resolver a crise que assola o motor da economia de Itajaí.
A experiência em relação aos caminhos para resolver os problemas da cidade, usada como estratégia de campanha, contou votos para Volnei. Diante de uma cidade tão dividida, porém, ele terá que mostrar trabalho para conquistar a simpatia de uma parte do eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário