Preocupado com o expressivo número de notícias sobre casos de suicídio em Balneário Camboriú, o CVV- Centro de Valorização da Vida, requereu por meio da vereadora Marisa Zanoni (PT), um relatório estatístico sobre os atendimentos a pessoas que tiraram a própria vida na cidade. O levantamento analisou os dados dos últimos três anos.
Segundo o Comandante José Hoffmann Júnior, do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú, de 2014 até o primeiro semestre deste ano foram registrados 47 casos de suicídio em Balneário Camboriú. Foram 17 ocorrências em 2014, 17 em 2015 e 13 casos até o primeiro semestre deste ano.
Para a vereadora Marisa Zanoni, a situação exige um trabalho de prevenção com as vítimas em potencial, que são as pessoas que estão passando por depressão. “É preciso saber ainda como estão sendo feitos os atendimentos na rede pública de saúde, para quem precisa de tratamento psiquiátrico e psicológico. Alguém está falhando neste processo para uma cidade como a nossa, ter um índice tão alto de mortes por suicídio”, desabafa.
De acordo com a coordenadora de divulgação do CVV, Lu Labrea, são necessárias políticas públicas de atendimento que acolham quem passa por momentos de dificuldade com atendimento psiquiátrico e psicológico. “Hoje é difícil quem não tenha um parente que já enfrentou a depressão, uma doença altamente tratável. É aí que o CVV procura auxiliar, ouvindo as pessoas”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário