sexta-feira, 1 de maio de 2015

Educação e trabalho

  • José de Paiva Netto
Paiva Netto

Primeiramente, registro minha solidariedade aos milhares de vítimas do tornado em Xanxerê, no oeste catarinense, no Brasil, em 20/4, e do terremoto no Nepal, país asiático, em 25/4. Os dois trágicos eventos provocaram grande destruição e muito sofrimento aos seus habitantes. A todos, as nossas fervorosas orações. 

Em 28 de abril e em 1º de maio, respectivamente, temos o Dia Mundial da Educação e o Dia do Trabalhador. Sem a eficiência de ambas as partes, o futuro de qualquer povo fica seriamente comprometido. Um bom ensino não ocorre sem seu principal agente, o dedicado professor, quando exerce o ofício, transmitindo conhecimentos e nobres caracteres aos alunos. Recordemos como ele é importante em nossas vidas. Façamos isso diariamente. Nenhum país conquista verdadeiro progresso longe dos esforços educativos de seus mestres; e de suas lições pedagógicas surge a claridade que direciona a criatura por acertados caminhos. 

  • Foto: Derli Francisco
  • Com a ajuda do povo, a Legião da Boa Vontade, LBV, na quarta-feira, 29/4, já entregou à cidade de Xanxerê/SC 8 toneladas de alimentos não-perecíveis para as famílias atingidas pelo forte tornado da última semana.


Por isso, a rede de ensino da LBV, fundamentada na Educação com Espiritualidade Ecumênica, portanto, universal, prioriza igualmente a capacitação periódica de seus profissionais. É imprescindível o preparo deles na aplicação das diretrizes da linha educacional que desenvolvemos na Legião da Boa Vontade há 65 anos. Fazem parte dela a Pedagogia do Afeto (para crianças) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (para jovens e adultos), que agregam valores espirituais e materiais no trato fraterno e disciplinante dos educandos. 

A responsabilidade de um educador ultrapassa o entendimento comum. Em seu verbo encontra-se o poder de transformar destinos para o bem. A inspiração adotada tem de ser sempre a melhor possível, por exemplo, a do Pai Celestial, Criador e Pedagogo do Universo, cujo método de aprendizado está na própria Natureza que nos cerca e da qual somos integrantes. 

  • Foto: Priscilla Antunes
  • Mariza Tavares e José Godoy (E), da Rádio CBN, e Eliel Brum, da LBV.
LITERATURA E FUTEBOL"Pra ficar com ela" é o título do romance infantojuvenil lançado pela diretora-executiva da Rádio CBN, Mariza Tavares, e pelo jornalista José Godoy. Ao receberem os cumprimentos da LBV, assim me escreveram em um exemplar, que traz ilustrações de Bruno Nunes: "Com carinho, Mariza Tavares" e "Dr. Paiva Netto, espero que as aventuras desse jovem personagem sejam uma pequena diversão no meio do calor dos dias. Um abraço. José Godoy". 

  • Foto: Priscilla Antunes
  • Galvão Bueno e Ingo Ostrovsky
Ainda em abril, o narrador esportivo da Rede Globo Galvão Bueno e o jornalista Ingo Ostrovsky, do SportTV, trouxeram a público a obra "Fala, Galvão!". Gentilmente, os ilustres autores nos autografaram seu trabalho: "Aos amigos da Legião da Boa Vontade, um abraço e fiquem com Deus. Galvão Bueno" e "Aos amigos da LBV, um abraço do Ingo Ostrovsky".

A todos esses amigos, os nossos agradecimentos.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário