De acordo com a prefeitura de Itapema, a medida contribui para que o abastecimento nas residências não seja prejudicado. Outra medida é um acordo firmado em dezembro entre a Fundação Ambiental Área Costeira (FACCI) e os rizicultores, onde até o final de fevereiro, as águas do rio Perequê e afluentes serão usadas somente para o consumo humano.
A Casan publicou no fim da semana passada um alerta pedindo a conscientização da população para o uso moderado de água. A maioria dos rios de Santa Catarina estão com os níveis muito abaixo do normal. Em Itapema, o rio Mansinho está com mais de dois metros abaixo do nível do normal.
O rio Camboriú, que abastece Balneário Camboriú e Camboriú baixou 10 centímetros. O diretor da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Valmir Pereira, explica que, apesar do nível do rio ainda estar normal, é preciso economizar água, já que depois de quase um mês sem chuva na região não se sabe quando ela vai voltar a cair.
Em Bombinhas, o rio Perequê, que abastece o município, está com um metro abaixo do nível normal. Conforme a prefeitura, se não chover nos próximos 15 dias, a situação vai ser crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário