A Polícia Federal de Joinville fez a maior apreensão de maconha do ano na madrugada desta terça-feira, na BR-101. Foi encontrada 1,1 tonelada da droga escondida em um fundo falso de um caminhão boiadeiro em um posto de combustível às margens da rodovia por volta de meia-noite.
Esta é a segunda grande apreensão da PF em menos de uma semana, desde que começou a Operação Veraneio. Na última quinta-feira, os policiais apreenderam 12,5 mil comprimidos de ecstasy em um ônibus na praça de pedágio de Araquari.
De acordo com o delegado Alcir Amaral Teixeira, os policiais faziam rondas pela rodovia, quando desconfiaram do caminhão estacionado no posto.
—Não é comum o transporte de bois por aqui—, comentou o delegado.
Na carroceria do caminhão que tem a inscrição "abençoado" não havia animais, apenas esterco sobre o tablado, possivelmente para disfarçar o forte cheiro da erva.
O motorista, um homem de 33 anos, disse aos policiais que não tinha conhecimento sobre a droga e que os seus serviços teriam sido contratados para buscar cavalos em um haras no interior de Santa Catarina. Porém, o homem já havia sido preso em Mato Grosso do Sul por contrabando de cigarros.
Muito nervoso, o suspeito também não soube identificar a cidade onde supostamente buscaria os animais. O caminhão é de Umuarama (PR), onde também mora o suspeito. O homem foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas e foi levado para o Presídio Regional de Joinville. Com o agravante de pena, o suspeito pode ser condenado de 5 a 20 anos de prisão.
O delegado acredita que a droga pode ter vindo do Paraguai, já que o país vizinho é considerado o maior produtor de maconha da América Latina. Já se cogita até a plantação de maconha transgênica por lá.
A droga apreendida estava embalada em mais de 900 pacotes. Segundo a PF, as cores das embalagens indicam a procedência diferenciada de fornecedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário