O câncer do colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por esse motivo, os acadêmicos do 7º período do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí, realizam no dia 23 de abril, uma campanha para alertar as mulheres sobre como prevenir-se do câncer do colo de útero.
A campanha será realizada em frente ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, das 8h às 12h. Além do foco preventivo, com distribuição de folders e materiais explicativos, serão feitas mini-palestras para esclarecer dúvidas, e orientações individuais para mulheres com idade entre 25 e 59 anos, que tenham maior propensão à doença por fatores genéticos ou hábitos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em média, 18.430 novos casos de câncer do colo de útero são detectados ao ano. No entanto, como se trata de um tumor localizado, as mulheres que recebem diagnóstico precoce e que realizam o tratamento adequado, têm praticamente 100% de chance de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário