terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mandala do Templo da Paz


Obra de arte integrante do acervo do Templo da Boa Vontade (TBV),a Mandala, um painel em cristal com interferência em mármore, composto de dois planos, é uma criação da artista plástica alemã Ula Haensell (1938-1992), feita especialmente para o Templo da Paz,como o monumento também é conhecido. Encontra-seexposta no Memorial Alziro Zarur, ambiente de meditação que homenageia o saudoso fundador da Legião da Boa Vontade (LBV).

A palavra mandala, originária do sânscrito,um dos idiomas oficiais da Índia, significa círculo, forma geométrica que é a imagem da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Segundo a concepção de Ula Haensell, a obra, na face anterior, simboliza o Ecumenismo Irrestrito, propagado pelo TBV, onde pessoas de todas as etnias, qualquer que seja a filosofia e/ou credo religioso, político ou outro que professem,além de ateus e materialistas,podem orar e meditar com tranquilidade. Na parte posterior, pássaros em voo livre, impulsionados da Terra para o Céu, representam a busca do ser humano pela elevação espiritual. Também estão retratados os sete principais chacras, pontos de energia do indivíduo. Nas duas faces do painel há a inscriçãoda primeira e da última letras do alfabeto grego, Alfa e Ômega, utilizadas para descreverJesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, no Apocalipse, o último Livro da Bíblia Sagrada.

Quando da inauguração da obra, a artista assim se expressou para explicá-la: “Na parte principal do painel,no centro, temos a cor do ouro, a cor de Deus, o Divino, a Força Cósmica, seja como nós chamamos. Em volta, temos a cor esmeralda, que é a cor da Legião da Boa Vontade. Depois, temos a cor prata, que é a ligação entre o material e o espiritual. Ao redor, são sete cores, divididas em sete espaços, que simbolizam todas as áreas do conhecimento humano”.

Peregrinos e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo estendem as mãos em direção à Mandalacom o objetivo defortalecer o Espírito para enfrentar as batalhas do cotidiano.

Inaugurado em 21 de outubro de 1989, pelo diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, o Templo da Boa Vontade é o monumentomais visitado da capital brasileira, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). Uma boa oportunidade para conhecer a Mandala, belíssima obra de arte, é participar das festividades dos 23 anos do TBV, uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, que está localizado no SGAS 915, Lotes 75/76. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3114-1070 ou no site www.tbv.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário