O APM Terminals Itajaí doou um contêiner de 40 pés para a Cooperativa dos Coletores de Material Reciclável da Fóz do Rio Itajaí (Cooperfoz). O projeto da cooperativa visa ampliar e aprimorar a estrutura produtiva, aumentando a capacidade de coleta e reciclagem de resíduos. De acordo com Leandro Agostinho Bento, encarregado administrativo e de infraestrutura da APMT, a iniciativa está inserida na estratégia de incentivo à preservação ambiental desenvolvida na empresa.
Atualmente, todo o material reciclável recolhido no terminal é encaminhado à cooperativa. Além do contêiner, o terminal também doou à Cooperfoz sacolas de uniformes que não são mais usados pelos funcionários da APMT. Estes serão classificados e utilizados pelos cooperados durante a atividade desenvolvida na cooperativa.
Segundo o presidente da Cooperfoz, Jonatas de Souza, o projeto inicial era utilizar o contêiner para armazenar isopor. Como tem uma estrutura de portas e janelas – já que foi utilizado como escritório durante a instalação do terminal - também será aproveitado para a troca de roupa dos cooperados. Com um quadro de 40 associados, a Cooperfoz recicla 420 mil toneladas de lixo mês. O volume, segundo Jonatas, só não é maior porque tem muito catador avulso. Os cooperados faturam, em média, de R$ 800 a R$ 850 por mês, com direito a três refeições por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário