quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ponte da Nova Brasília será entregue nesta sexta-feira

Depois de mais de trinta anos de espera, finalmente a localidade da Nova Brasília ganha uma nova ponte. A entrega oficial da ponte “Bispo Samuel de Oliveira Francelino” será nesta sexta-feira (15), às 10 horas, durante as comemorações do aniversário de 152 anos de Itajaí. Durante a solenidade, será iniciada a demolição da antiga ponte.

A nova ponte irá solucionar dois grandes problemas da região: o alagamento das casas ribeirinhas causado pelo acúmulo de vegetação na cabeceira e o trânsito de Cordeiros, São Vicente e São João.

A nova ponte tem 35 metros de vão livre, sendo quatro metros acima da lâmina d’água o que aumentou a capacidade de escoamento das águas. Tem 61 metros de comprimento entre cabeceiras e 14 metros de largura sendo duas pistas para veículos e uma pista para bicicleta e pedestres.

Uma grande operação envolveu a construção da ponte, principalmente na segunda etapa da obra, com a instalação das 12 vigas do pórtico e do vão central. Cada viga pesava mais de 25 toneladas, sendo necessário o uso de guindastes com capacidade para 200 toneladas.

Além da construção da ponte, todo o entorno ganhou melhorias. A Rua David Adão Schmidt foi asfaltada e recebeu nova iluminação, mais moderna, econômica e potente. Uma praça com Academia ao Ar Livre também foi construída no local e a Rua Estefano José Vanolli ganhou uma rotatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário