terça-feira, 22 de maio de 2012

Dilma assina ordem de serviço de ponte em Laguna, promete túnel na BR-101 e verba para duplicar BR-470

A presidente Dilma Rousseff assinou na tarde desta segunda-feira a ordem de serviço para construção da ponte estaiada (sustentada por cabos) sobre o Canal Laranjeiras, em Laguna. A obra é considerada fundamental para resolver um dos gargalos da BR-101 no Sul de Santa Catarina. Além disso, Dilma assumiu o compromisso do governo federal com outra importante obra para melhorar as condições da rodovia: o túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

A cerimônia de assinatura foi acompanhada por centenas de moradores, estudantes, sindicalistas e políticos. Sob uma onda de aplausos e gritos, Dilma anunciou o conjunto de obras e disse que concorda com a ideia de a ponte ser chamada de Anita Garibaldi.

— Santa Catarina é um Estado que conheço há mais de 40 anos. Eu morava no Rio Grande do Sul e é um hábito gaúcho vir passar as férias aqui. Muitas vezes fiz esse trajeto e passei de carro pela BR-101. Então é uma honra poder decidir sobre a construção dessa ponte. E nada mais justo que ela tenha o nome de Anita Garibaldi, que foi uma heroína brasileira.

E apesar de conhecer o trecho da BR-101 entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a presidente Dilma confidenciou que se deu conta da gravidade do problema quando assistiu a um vídeo feito pelo Dnit sobre os congestionamentos em Laguna.
 
Mesmo que a assinatura de Dilma seja apenas para a nova ponte em Laguna, a presidente afirmou que o governo federal está comprometido com outras obras importantes para Santa Catarina.

— Também é uma decisão do governo construir o túnel do Morro dos Cavalos, além das obras na BR-470 e na BR-280. Esse conjunto de obras é crucial para o desenvolvimento na região — disse a presidente.

No caso do túnel no Morro dos Cavalos, a obra ainda precisa de licença ambiental antes de ter o edital de licitação lançado.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, também se comprometeu com a realização da obra em Palhoça.

— Em nossa avaliação sobre as obras do PAC, temos a alegria de afirmar que vamos fazer também o túnel do Morro dos Cavalos. Tudo para assegurar que o tráfego que se dá pela BR-101 ocorra sem os congestionamentos que ainda persistem — disse o ministro.

Mesmo que ainda seja uma obra distante, a presidente Dilma disse que já existem planos para a construção do túnel no Morro dos Cavalos. Durante os trabalhos, uma estrada secundária será construída para receber o fluxo da BR-101.

A passagem de Dilma por Santa Catarina foi rápida. Ela desceu no aeroporto Hercílio Luz e seguiu de helicóptero até o Terminal Pesqueiro, em Laguna. Depois de uma breve solenidade, a presidente discursou por cerca de 20 minutos e seguiu de helicóptero de volta para o aeroporto. Dilma foi para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde visita familiares.
 
Dilma decidiu vir ao Estado durante a reunião do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na quinta-feira, quando bateu o martelo sobre a ponte de Laguna. Ela também garantiu verba do PAC para outra grande obra da BR-101 Sul, o túnel duplo do Morro dos Cavalos, em Palhoça, além da duplicação da BR-470, entre Indaial e Itajaí. O montante liberado para as três pendências chegou a R$ 2,3 bilhões.

Mais do que garantir o início da obra em um dos três últimos gargalos da duplicação, a visita da presidente representa a retomada de investimentos do governo federal em rodovias de Santa Catarina quase um ano após as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. É o retrato do retorno de licitações e contratos de oito estradas catarinenses na soma de R$ 4,7 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário