A construção da ponte da Nova Brasília segue para a fase final. Em uma operação delicada que durou três dias e envolveu mais de 15 operários foram colocadas as seis vigas do vão central. As vigas do vão central têm 25 metros de comprimento, pesam 25 toneladas cada uma e são feitas de concreto protendido com cabo de aço em seu interior.
Após a colocação do vão central inicia a concretagem da laje da pista de rolamento e colocação do guarda corpo do passeio. Em baixo da ponte, nas vigas de sustentação, serão colocados “colchões reno” espécie de gabiões feitos de pedra revestidos com uma malha especial que drena a água e evita que a água e maré alta danifiquem a estrutura da ponte.
A nova ponte terá 35 metros de vão livre, sendo 4 metros acima da lâmina d’água o que irá aumentar a capacidade de escoamento das águas, eliminando o represamento de vegetação ou lixo trazido pelo rio, evitando o alagamento do bairro. Terá 61 metros de comprimento entre cabeceiras e 14 metros de largura sendo duas pistas para veículos (na antiga ponte é só uma pista), uma pista para bicicleta e uma pista para pedestres.
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