A presidente Dilma Rousseff deu posse na tarde desta segunda-feira ao embaixador Celso Amorim no Ministério da Defesa. Na cerimônia, Dilma ponderou que o convite a Amorim para assumir a pasta foi feito "com cuidado e com a devida reflexão".
— Tenho convicção de que ele é o homem certo para o lugar certo — disse.
Sem citar diretamente a insatisfação de alguns setores militares com a indicação de Amorim, Dilma afirmou que "mudanças importantes sempre provocam tensão, mas elas requerem cuidado, elas cobram sensatez e exigem escolhas bem refletidas".
Amorim toma posse no lugar de Nelson Jobim, que pediu demissão do cargo na quinta-feira.
Ao tomar posse, Amorim prometeu dar continuidade ao processo de modernização das Forças Armadas Brasileiras, atuando sempre o "espírito crítico". Amorim disse ter consciência de que o perfil das tropas é bem diverso do perfil que vigorava no início da redemocratização do país e enfatizou a necessidade de refletir sobre temas como direitos humanos, desenvolvimento sustentável e igualdade de raça, gênero e crença.
O ministro sinalizou ainda que, apesar dos cortes orçamentários implantados pelo governo no primeiro semestre do ano, será necessário investir em equipamentos de defesa.
O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim não compareceu à posse de seu sucessor. Hoje pela manhã, Jobim sentiu-se mal, fez exames de sangue para verificar suspeita de ter contraído dengue na última viagem oficial que fez, na semana passada, à Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário