segunda-feira, 25 de julho de 2011

Atirador da Noruega será ouvido em audiência a portas fechadas

O homem que assumiu a responsabilidade por dois ataques que mataram 93 pessoas na Noruega deve comparecer ao tribunal na segunda-feira. A audiência será a portas fechadas, segundo decisão do Ministério Público. O advogado de Anders Behring Breivike, de 32 anos, havia solicitado uma audiência pública para explicar apresentar as razões dos crimes. Ele havia pedido autorização para que seu cliente comparecesse à audiência vestindo um uniforme.

Os atentados — na ilha e na Capital — deixaram pelo menos 93 mortos e 97 feridos. A busca por vítimas continua, mas os nomes dos desaparecidos não foram divulgados. Anders Behring Breivik, de 32 anos, confessou ter causado a explosão no centro de Oslo e ter feito os disparos, na ilha de Utoya.

Um documento de 1,5 mil páginas redigido aparentemente pelo norueguês revela que o ataque já era preparado desde o outono de 2009. O documento, publicado na Internet diariamente, inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo.

A polícia francesa cercou nesta segunda-feira a casa de Jens Breivik, pai do atirador, em Cournanel Breivik, no sul da França. Uma dúzia de policiais fizeram um cordão humano em torno da residência, para impedir o acesso de jornalistas. Segundo a imprensa local, Breivik não via o filho há vários anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário