Será lançado nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Educação o Projeto “Filho de Peixe, Peixinho é”- hábitos de vida saudável se aprende na infância. O lançamento ocorre a partir das 11h, no Centro de Educação Infantil Professora Rosemary Klock, no Dom Bosco.
Sabendo da importância do peixe para a qualidade de vida das pessoas, o Departamento de Educação Infantil, por meio dos Programas Cultura e Travessura, Saúde Escolar e Educação Ambiental em parceria com o Sindipi, Secretaria de Pesca e Aqüicultura, Porto de Itajaí, ERJ Alimentos e a Univali buscam estimular o consumo de peixe entre as crianças valorizando a cultura local do município.
Com base nesse princípio, nasce amanhã o Projeto “Filho de Peixe, Peixinho é”. Os trabalhos vão além da inclusão do pescado na mesa das crianças, a intenção é primeiro conscientizá-los. A parceria com o curso de Oceanografia e Biologia possibilitará esse aprendizado, os acadêmicos mostrarão as espécies, preservação dos mares e a importância do peixe. As palestras expositivas também se estenderão aos pais.
Para dar início ao Projeto, foi preciso capacitar as auxiliares de coordenação que serão as multiplicadoras nos CEI’s. Neste mês, elas visitaram as empresas GDC, Vitalmar, Kowalsky Pescados, Rádio Costeira e Naval, entre outros. Lá, vizualizaram desde a chegada do pescado até seu processamento e embalagem para consumo.
Todas essas visitas foram fotografadas e filmadas e servirão de subsídios para as educadoras trabalharem em sala de aula. Uma cartilha informativa está sendo elaborada em parceira com a Secretaria de Pesca e Aqüicultura.
“Filho de Peixe, Peixinho é” inicia no CEI Professora Rosemary Klock, localizado na Rua Aníbal César, 185, no Dom Bosco e na sequencia seguirá para tos demais Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário