quarta-feira, 25 de maio de 2011

Igualdade racial


Em 20 de julho de 2010, o Brasil deu expressivo passo na área dos direitos dos cidadãos negros. O Estatuto da Igualdade Racial foi sancionado pela Presidência da República.

Na semana passada, com muita satisfação, recebi um exemplar do Estatuto com a seguinte dedicatória do ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e atual presidente da Fundação Cultural Palmares – FCP, dr. Eloi Ferreira de Araujo: “Ilustre dr. Paiva Netto, um texto que vai ao encontro das causas da LBV e de todos os brasileiros. Um afetuoso abraço, Eloi Ferreira. 19/5/2011”.

Só existe uma raça, a raça universal dos filhos de Deus.

HOMENAGEM À IRMÃ DULCE
No domingo, Irmã Dulce (1914-1992), uma grande amiga, já elevada à condição de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres pelo papa Bento XVI, foi beatificada pela Igreja Católica em Salvador/BA. A bela cerimônia, presidida pelo representante do papa, o arcebispo emérito de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Em 1997, tivemos ensejo de homenagear a querida Irmã Dulce, concedendo à Associação Obras Sociais, que leva seu nome, a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, do ParlaMundi da LBV, na categoria Solidariedade. A distinção foi entregue nas mãos da também muito saudosa dona Dulcinha (1915-2006), a amável irmã daquela que é o Anjo Bom da Bahia. Na ocasião, dona Dulcinha foi muito gentil em suas palavras: “A LBV fez uma coisa muito bonita. Não se esqueceu da Irmã Dulce. As obras dela estão sendo lembradas. E a LBV sempre foi uma grande amiga nossa, nas horas mais difíceis. Quando a Irmã Dulce estava doente, eu contei com vocês, sempre nos dando uma palavra de conforto e alegria. Parabéns! A noite foi linda! Foi uma beleza esta comemoração”.

Onde elas estiverem, pois os mortos não morrem, recebam a saudação de Paz da LBV.

SOLIDARIEDADE
O Templo da Boa Vontade, nas suas orações de hora em hora, solidariza-se com os familiares daqueles que faleceram no trágico naufrágio ocorrido no domingo, 22/5, no Lago Paranoá, em Brasília. Noventa e quatro pessoas foram resgatadas com vida.

Os dramas por todo o mundo prosseguem batendo à porta dos corações. Elevemos agora mesmo nosso pensamento ao Criador em busca de renovadas forças. Orar funciona. Não desprezemos esse poder.

Ó Deus, sois a misericórdia dos que padecem, providência dos sofredores e aflitos!

Ó Sublime Educador, Mestre da Serenidade Infinita, Prodigalizador da generosidade, Potência Divina de nossa Fé!

Pai clemente! Para todo o sempre, depositamos em Vossas mãos a certeza de uma existência melhor.

Em Vós confiamos!


_______________________________________________________________
José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário