quarta-feira, 14 de março de 2018

A intrepidez feminina

Paiva Netto



Há exemplos de extraordinárias mulheres em todos os cantos do mundo, desde as mais destacadas às mais simples, a começar pela mais singela das mães. Uma delas é “a doceira de Goiás”, no vasto interior do Brasil. Trata-se da exímia poetisa Cora Coralina (1889-1985). Aos 75 anos de idade, apenas contando com instrução primária, publicou seu primeiro livro.

Disse a saudosa Cora:


— Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.



É o talento do povo bem instruído e espiritualizado que transforma miséria em riqueza! A fortuna de um país situa-se, antes de tudo, no coração solidário e na consciência esclarecida de sua gente — valorizando a mulher e dignificando o homem. Neles se encontra a capacidade criadora. É assim em todas as nações.



Benjamin Franklin (1706-1790) há muito se levantara para esclarecer:



— A verdadeira sabedoria consiste em promover o bem-estar da Humanidade.



__________

Serviço — Tesouros da Alma (Paiva Netto), 304 páginas. À venda nas principais livrarias e nas bancas de jornal.




José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
 paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Equipe do Bope desativa explosivo em agência de cooperativa em Pomerode

Uma equipe do Comando de Operações de Busca e Resgate a Assalto (Cobra), ligado ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, teve que ser acionado na manhã desta terça-feira em Pomerode. Isso porque ao chegar para trabalhar em uma cooperativa de crédito no bairro Testo Central, o gerente do estabelecimento percebeu que a unidade havia sido arrombada. 
Pelas câmeras de vigilância, foi possível ver a ação dos criminosos que entraram na agência e com uma dinamite tentaram explodir um caixa eletrônico por volta de 3h30min da madrugada. Sem levar nada local após alguns minutos, eles fugiram sentido a Blumenau. 
Os agentes especializados fizeram a retirada do artefato e o explodiram em um local aberto, sem risco à integridade física das pessoas e dos próprios policiais. Nenhum suspeito do crime foi localizado e a investigação ficará a cargo da Polícia Civil.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Vivo Banda Larga















Consulte disponibilidade para sua região.

Homem é assassinado em casa em Guabiruba

Um homem de 29 anos foi assassinado na noite deste sábado, na Rua Pedro Mathias Kohler, no bairro São Pedro, em Guabiruba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele estava em casa com o pai, de 59 anos, por volta das 21h45min quando ouviram uma batida na porta. Os dois foram atender e, ao abrir a porta, foram recebidos por tiros. Os autores dos disparos fugiram logo em seguida, a pé.
O homem de 29 anos, identificado como Jaison Rodrigo de Freitas, morreu no local. Segundo os bombeiros, ele foi atingido por cinco tiros – um no rosto, um no antebraço e três no tórax. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP). O pai da vítima fatal também chegou a ser atingido por três disparos, no dedo da mão direita, no ombro direito e no antebraço direito. Ele apresentava ainda suspeita de fratura no braço e foi encaminhado ao Hospital Azambuja, em Brusque. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Vivo Fibra


































Oferta válida para as cidades de Navegantes, Balneário Camboriú, Brusque e Jaraguá do Sul.

Sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo e Blumob ficam próximo de acordo

Representantes dos sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus de Blumenau e Gaspar conseguiram avançar na negociação sobre o reajuste da categoria. A aproximação entre as partes ocorreu em nova tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), feita nesta sexta-feira.
Após duas horas de audiência, segundo a assessoria do TRT-SC, a empresa Blumob e a Caturani, que opera o serviço de transporte coletivo em Gaspar, comprometeram-se a formalizar uma proposta até a próxima terça. O valor foi negociado de forma reservada entre as partes durante a audiência e não foi divulgado.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Criança de um ano e meio morre após ser atropelada por trator

Uma criança de um ano e meio morreu na manhã desta quarta-feira após ser atropelada por um trator no bairro Wunderwald, em Pomerode. 

Conforme informações dos bombeiros voluntários da cidade, o pai estava operando o veículo na propriedade rural da família quando a menina veio correndo. Ela teria tropeçado e caído embaixo do rodado. 

A menina teve traumatismo craniano e hemorragias, e foi levada ao encontro dos socorristas pelos próprios pais. Ela foi encaminhada ao Hospital e Maternidade Rio do Testo, porém já estava sem vida quando chegou à unidade de saúde.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Banda larga

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Ladrões quebram parede para furtar peixaria em Balneário Camboriú

Uma peixaria em Balneário Camboriú foi furtada no fim de semana depois de ser invadida através de um buraco na parede. Ladrões teriam quebrado três paredes para entrar no local. Segundo o dono da peixaria, ele só viu o que ocorreu quando chegou no domingo de manhã para abrir o estabelecimento.
Depois de quebrar três paredes, os ladrões teriam entrado pelo banheiro e então alcançado o cofre. O dono não quis divulgar o valor, mas disse que havia bastante dinheiro guardado. Além de levar o dinheiro do cofre, os ladrões reviraram todo o local.
De acordo com o dono, o comércio tem monitoramento eletrônico de uma empresa de segurança, mas a ação dos ladrões não foi percebida. Até o momento ninguém foi preso.

Navegantes passa a ter voo regular para Buenos Aires

A companhia aérea Azul decidiu manter definitivamente os voos entre Navegantes e o aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires, na Argentina. A linha começou a ser operada em dezembro, com previsão de término das operações neste domingo, 4 de março.

A empresa informou, nesta segunda, que serão mantidos quatro voos semanais, nas segundas-feiras, quartas, sextas e domingos.

Com o voo regular, o Aeroporto de Navegantes volta a fazer jus ao título de terminal internacional.

Confira os horários:
Navegantes 14h00 Buenos Aires (EZE) 16h20 Segunda, quarta, sexta e domingo
Buenos Aires (EZE) 17h00 Navegantes 19h00 Segunda, quarta, sexta e domingo

sexta-feira, 2 de março de 2018

Mais de 22 mil crianças e adolescentes receberão kits pedagógicos


Campanha solidária da LBV em prol da educação brasileira


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%. A região Nordeste registra o maior percentual de analfabetismo (14,8%), número quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e para o Sul do país (3,6%).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) também divulgaram em 2017, pela primeira vez, indicadores de fluxo escolar na Educação Básica. Os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, respectivamente, se evadiram da escola entre 2014 e 2015, de acordo com o Censo escolar. O 9º ano do Ensino Fundamental teve a terceira maior taxa de evasão (7,7%), seguido pela 3ª série do Ensino Médio, com 6,8%. Considerando-se todas as séries do Ensino Médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. Os indicadores de promoção e de repetência, apesar de não serem inéditos, demonstram que a repetência na 1ª série do Ensino Médio atinge 15,3% e que o índice igualmente é alto no 6º ano do Ensino Fundamental, com taxa de 14,4%.

Mudar essa triste realidade requer o esforço de todos e a atuação conjunta dos governos, da sociedade civil e da iniciativa privada, além do imprescindível apoio das famílias e dos educadores. Ao longo de seus quase 70 anos de existência, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem promovido uma série de ações permanentes em favor da Educação, com vista ao combate aos índices de analfabetismo, de evasão escolar, de trabalho e exploração infantil e de pobreza no país. Para tanto, a Instituição auxilia os pais que não dispõem de recursos financeiros para a compra dos materiais escolar e pedagógico; empreende atividades que motivam crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos; oferece oportunidades de aprendizagem a jovens e adultos; realiza capacitação de educadores; presta assessoramento a unidades de ensino; e propicia a famílias o acesso à informação, orientação e acompanhamento social.

Em suporte a todas essas ações, a LBV realiza, anualmente, a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que, em 2018, entregará mais de 22 mil kits de materiais escolar e pedagógico, nas cinco regiões brasileiras. Ainda neste período do ano, a Instituição doa conjuntos completos de uniforme a milhares de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade os quais participam das atividades em suas escolas de Educação Básica e em seus Centros Comunitários de Assistência Social, localizados em diversas cidades do país.

Campanha em Santa Catarina
No Estado serão doados mais de 800 kits de material pedagógicos. As primeiras entregas aconteceram nas cidades de Florianópolis, Joinville e Criciuma em fevereiro. Outros municípios também serão beneficiados no mês de março. No dia 05/03 acontece a entrega em São José do Cerrito, no dia 06 em Calmon, já no dia 07 é a vez de Chapecó, dia 08 em Imarui, encerrando em São José, no dia 10 de março.

Para a realização da campanha, a LBV conta com donativos da população, de colaboradores, de voluntários, de empresas parceiras e com o apoio da mídia. As doações podem ser feitas pelo site www.lbv.org ou pelo tel.: 0800 055 50 99. Informações: (48) 3271-4300 /999.521.043